Arquiteto Florianópolis Rico Mendonça - Casa Cor Galeria 3A

Arquiteto Florianópolis Rico Mendonça – Galeria 3A

A Mostra Casa Cor SC, convidou o arquiteto Rico Mendonça para criar 3 ambientes integrados com o propósito de ser uma galeria de arte, para expor trabalho de 3 artistas, da Região Sul.

A arte Plumária de Macos Bazzo, que faz uma releitura dos trabalhos manuais indígenas, com novos materiais e texturas, outra artista convidada Mariana Prestes, que com suas aquarelas de pássaros brasileiros, e que são pouco retratados pelos artistas, traz um apelo as aves menos exploradas artisticamente, sua coleção tem 12 obras expostas, e o escultor Pita Camargo, traz suas obras pedra sabão e outros materias, com formas e tamanhos diferentes.

A galeria foi dividida em 3 espaços, o primeiro, num desnível de 1,20m, da segunda sala, criamos uma rampa para acessar, e durante a subida, os expectadores viam em duas paredes, projeções dos trabalhos de Pita, em sua imersão das obras no litoral de SC, em Bombinhas, um museu no fundo do mar, imagens do inicio da trajetória do “museu submerso” e uma filmagem mais recente, 2 telas de diâmetro de 2 m da St Decore recebiam este videos ao som de natureza, para a experiencia ser mais completa. 

Na segunda galeria, obras em menor escala do escultor, sobre totens, pintados de preto, convidavam a serem tocados, e apreciados, numa estante da MOAD, e sobre um aparador de autoria de Elton Canani, com várias obras do artista.

A terceira Galeira, então o visitante poderia ver um grande “cocar” sobre um fundo (parede toda revestida de pedra translucida da Terrazo Marmores) como que um grande livro aberto, para leitura. o ambiente também com obras aquarelas sobre um painel preto, que se projetava sobre a sala. a persiana da Unilux revestiam todas as paredes e aberturas (virando um Brise Soleil) para os passantes, criando uma atmosfera de aletas modernistas, o brutalismo foi um dos pontos de partida do projeto, o teto em concreto armado exposto, reforça esta identidade. 

um grande tapete desenhado e confeccionado pela SAD, fez toda a diferença da exposição, integrando os ambientes com cores e formas no piso, a unidade se deu pela cartela de cores e o conforto visual.

os painéis feitos com material reciclado cedido pela Compensado Fernandes e executado pela NM móveis

neste evento, lançamos junto com a St Decore, nossa coleção de papel de parede “Nômade”, revestimos as paredes que dividiam as galerias, criando uma atmosfera ainda mais ludica e linkando todos os materiais, obras e atmosfera da Galeria 3A

 

foto – Ronaldo Azambuja

sonorização – D’cinema Home Theater e Automação

iluminação – Ouse Iluminação

perfume – Mels Brushes  

Marmoraria – Marmoraria Modular

Persianas instaladas – Ideali Persianas

arranjos florais – Arte Natural Flores

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta