Arquiteto Florianópolis Rico Mendonça-Mosaico Hotel Bhally

Arquiteto Florianópolis Rico Mendonça-Mosaico Hotel Bhally

Veja como o projeto deste grande painel de mosaico, trouxeram outra estética para o edifício onde ele foi inserido, a convite da construtora, o arquiteto Rico Mendonça fez em parceria com a empresa MOSARTE no ano de 1997, o projeto para a barra decorativa no ático do Hotel BHALLY, de frente para o mar.
o cliente pediu em seu briefing que trouxessem alegorias da cultura de Bali, e então vários estudos estéticos foram feitos, e apresentados, as artes foram feitas na escala 1/20, com cores e formas que remetessem ao estilo pedido.
Para entender melhor, o que é mosaico, é a junção de pedaços de Cerâmica, papel, pedra, entre outros materiais, formando um desenho quando estes esta completo (todas as peças como um quebra-cabeça), esta arte tem Milênio, e aparece de várias formas durante a historia do homem, e aparecem em vários continentes e formas de aplicação diferentes.
Após algumas reuniões, o projeto foi aprovado, e então começamos o desenvolvimento de construção do mesmo. Em um galpão em Tijucas, recortamos grandes panos de fibra de vidro, aonde as peças de Cerâmica nas cores escolhidas e que formariam o desenho, colocadas uma a uma, de forma artesanal, a obra começou a tomar forma. As mesmas vinham em palets no formato de 10cmx10cm, quebradas para serem encaixadas com precisão ao painel. Um grande andaime foi instalado ao longo da edificação, para que os pedreiros convidados, pudessem aplicar a grande arte na fachada do prédio. Levou aproximadamente 2 meses para a execução terminar e finalmente aparecer no alto do Hotel. A grande inspiração na forma de execução desta obram, foi a arte de GAUDI, que transformou a arte milenar do mosaico, para uma repaginação total e nova roupagem estética na época, e influenciando até hoje a arquitetura e artes plásticas do mundo todo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta