Arquiteto Florianópolis Rico Mendonça - Painel Mosaico - Mercure Florianopolis Convention Hotel

Arquiteto Florianópolis Rico Mendonça – Painel Mosaico – Mercure Florianopolis Convention Hotel

Fomos convidados para fazer o painel de Mosaico deste Hotel em 2001, a pedido da construtora, queriam referencias estéticas da região de Toscana
na Itália, e iniciamos uma pesquisa de ícones da região para poder alcançar uma estética a altura do que o cliente nos pediu. os campos verdes, com variação de tons, lavoura, plantações de muitas culturas agrícolas, é uma das simbologias e lembranças visuais que a região oferece de imediato, ao passar entre uma vila e outra, as estradas nos oferecem um mar com muitas nuances desde as mais claras até as mais escuras possibilidades de verdes.
Casas rústicas, em tijolo cor de barro, e suas telhas vermelhas pontuadas na grande vastidão dos campos, foi outra referencia que trouxemos para a estética de fundo do grande painel. o relevo acentuado, do local da inspiração, aparecem com variantes de linhas e traços para deixar bem clara as divisões das culturas agropecuária. outro ponto que trouxemos para contrastar com a cor do meio do painel, é a parte superior, representando o céu, com varias ondas como diversidade de nuvens, ventos, que a paisagem do local tem. dando um movimento maior para a obra. Lavouras, culturas agricolas, morro, vento nuvens, arquitetura, Itália, foram algumas das palavras chave para a composição desta obra, que cobre boa parte da fachada norte da edificação, sendo um ponto focal da rua que a ladeia, com um grande recuo, facilitando a visibilidade.

Em primeiro plano as construções mais imponentes, como a cúpula da Basílica di San Lorenço, construída em Florença pela família Medici, datada de 393, uma das mais antigas da cidade. outro detalhe que ficou a frente de todo o conjunto, as colunas e arcos formando um lindo conjunto estético, mesmo sendo feitas de pedra, a ideia e deixa-las flutuando, para impacto visual. 

A obra foi contratada pelo Hotel Toscana na época, mas hoje chama-se Mercure Florianopolis Convention Hotel

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta